Páginas

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Dicas de etiqueta para a empregada doméstica


A relação entre patroa e empregada doméstica pode ficar ainda melhor com algumas dicas de etiqueta. Confira abaixo sugestões de boas maneiras indicadas por Suellen Santos , consultora em treinamento domestico (Agencia Secretariado Lar)

- Sem muita intimidade
Empregada e patroa não são amigas, e a relação deve ser profissional. Evite comentar sobre

brigas do casal e problemas com os filhos e com outras pessoas. Saiba a quem você deve obedecer e seja prestativa, ajude sempre que for preciso.

- Na hora de retirar a mesa
Jamais empilhe os pratos, eles devem ser retirados separadamente. Não dá para formar uma 'torre' enorme e tentar retirar tudo ao mesmo tempo. Evite raspar talheres para tirar sobras de comida. Caso haja mais funcionárias na casa, saiba trabalhar em equipe: cada um conhecendo sua tarefa.

- Seja discreta
Não diga ao telefone que a patroa está no banheiro ou dormindo. Não dê detalhes. O certo é perguntar se a pessoa quer deixar recado e anotar para a patroa. Conheça a rotina da casa, cada uma tem seus hábitos diferenciados.

- Cabelos sempre presos!
É preciso sempre manter os cabelos presos. Isso é básico. Quem trabalha na cozinha não pode ter cabelo solto.

- Evite perfumes
Tente sempre evitar o uso de perfume na hora do trabalho. É uma coisa que incomoda, além do cheiro do perfume se confundir com o da comida.

- Maneira correta de falar
A maneira correta de falar com os patrões também deve ser notada. Deixe de falar, por exemplo: 'Posso colocar a janta?'. O certo é: 'Posso servir o jantar?'. Seja carinhosa com todos, principalmente com as crianças e idosos da casa.

- Nada de som alto!
As secretárias do lar podem ouvir música desde que não tirem a privacidade dos patrões. O que não pode é volume alto demais.

- Cuidado com celular
Para o uso de celular, como em qualquer trabalho, é preciso bom senso. Não se deve ficar no celular o tempo todo.

- O uso do uniforme
O ideal é que a empregada use uniforme, é a identidade de sua profissão. Não precisa ser aquele 'de babados', mas o uniforme evita, por exemplo, o constrangimento de a patroa ter que pedir para a funcionária não vestir mais aquele short, nem a blusa decotada.
Mantenha seu uniforme sempre limpo e bem passado. Cuidado com os botões, e barras e faça troca diária ou sempre que necessário.

- Na hora de comer
A empregada não pode cortar a primeira fatia do bolo ou abrir sem autorização o saco de biscoito. Ela deve ser autorizada a compartilhar da mesma comida dos patrões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário